quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dicas avançadas de otimização do Windows XP

Aqui vão quatro superdicas para usuários mais avançados, administradores de sistemas Windows e eXPerts no geral.. Focadas no Windows XP, mas geralmente válidas no 2000 também (e, claro, nas versões superiores). Elas abordam: acesso a arquivos em 32 bits e otimização do arquivo de paginação; liberação das DLLs não mais utilizadas da memória; outra otimização quanto ao arquivo de paginação, deixando o kernel do sistema na memória RAM; e o ajuste da informação do cache L2 do processador, para facilitar ao Windows determinadas comunicações com os dados.
Vamos lá.. É recomendável que você saiba o que está fazendo, e já saiba editar o registro também. Se você não se sente seguro com o registro do windows, não é bom tentar sozinho em casa... Mas os resultados são muito positivos!
-- OTIMIZANDO O ACESSO A ARQUIVOS
Eis uma boa dica de otimização para Windows XP... Acredito que valha também pro Windows 2000.

Iniciar > Executar > system.ini
Coloque os itens abaixo logo após a seção [386enh]:
32BitDiskAccess=on
32BitFileAccess=on
DMABufferSize=64
MinSPs=16
PageBuffers=32
ConservativeSwapfileUsage=1

Pra que servem essas coisas? Veja:
32BitDiskAccess=on ativa os drivers de 32Bits.
32BitFileAccess=on oferece acesso a arquivos 32Bits.
DMABufferSize=64 aumenta o tamanho de leitura do Buffers.
MinSPs=16 configura o tamanho mínimo de sistema 16Bits.
PageBuffers=32 aumenta da paginação de leitura 32Bits.
ConservativeSwapFileUsage=1 força o Windows a usar toda a memória PCI que esta instalada no seu computador, deixando para usar mais o arquivo de paginação (memória swap) apenas quando necessário mesmo (deixa o sistema mais rápido).

-- LIBERANDO A MEMÓRIA DAS DLLS NÃO MAIS UTILIZADAS
Essa também é boa: Force o Windows XP a descarregar da memória todas as DLLs que não estão em uso, coisa que muitos programas não fazem automaticamente, nem mesmo alguns componentes do próprio sistema. Onde mexer?

Iniciar > Executar > regedit
HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer
Novo > Valor > DWord > AlwaysUnloadDLL
Deixe esse item com o valor 1. Reinicialize o computador e pronto: as dlls serão descarregadas da memória quando nenhum aplicativo as estiver usando, minimizando a necessidade de reiniciar o sistema para liberar memória, especialmente quando você abre e fecha diversos programas numa mesma sessão, ou quando o computador fica ligado o dia inteiro. 
 
-- OTIMIZE O ACESSO AO KERNEL DO SISTEMA
Mais uma para os eXPerts:

Coloque o Kernel (coreção do sistema) na RAM (recomendado apenas para micros com memória superior a 256MB). Isso agiliza muito o acesso aos recursos do Windows, que não precisa ficar usando o arquivo de paginação a todo instante...
Iniciar > Executar > regedit
HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ Session Manager \ Memory Management \ DisablePagingExecutive
Deixe com o valor 1 (Se não existir, crie o item DisablePagingExecutive como DWORD).
-- OTIMIZE O ACESSO AOS DADOS QUE PASSAM PELO PROCESSADOR
Se você souber "exatamente" o quanto de cache L2 seu processador tem, abra o registro do Windows e vá até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ Session Manager\ Memory Management. No valor SecondLevelDataCache, altere o valor (decimal) para a medida em kilobytes do seu cache L2. Coloque a quantia exata para evitar qualquer tipo de conflito.. Você sentirá a diferença!

É isso! Seu sistema estará otimizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário