segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dicas para melhorar o desempenho de um PC com Windows 7

 Dicas para melhorar o desempenho de um PC com Windows 7 

Sistema desatualizado, vírus, spywares e arquivos temporários vão, ao longo do tempo, minando o desempenho de seu PC


Computador novo comprado, só alegria, afinal você já não aguentava mais a lentidão do seu velho parceiro de trabalho e diversão. Passados alguns meses vem a surpresa: a supermáquina não é mais tão super. Será que seu novo micro também foi vítima do "estresse" da vida moderna?

Embora problemas de hardware possam reduzir o desempenho do micro, causando lentidão, a causa mais comum para estes casos está relacionada ao sistema operacional. Sistema desatualizado, vírus, spywares e arquivos temporários vão, ao longo do tempo, minando o desempenho de seu equipamento. Veremos a seguir algumas formas de resolver este problema, para que seu computador mantenha o nível de performance satisfatório.
 
Atualização de sistema

Vírus e spywares infectam os computadores explorando falhas na segurança. Para corrigir estas falhas, os desenvolvedores de sistemas operacionais e aplicativos lançam periodicamente atualizações para seus produtos. Além de corrigir brechas na segurança, as atualizações aprimoram a forma como determinados programas tratam os dados e isto muitos vezes resulta na melhoria de desempenho.

No Windows 7, siga o seguinte caminho para gerenciar as atualizações: Iniciar, Todos os Programas, Painel de Controle, Windows Update. No lado esquerdo da janela Windows Update encontra-se a opção "Alterar Configurações", por meio da qual podemos escolher a melhor forma de efetuar as atualizações.

Podemos escolher:
- Instalar atualizações automaticamente (recomendado pela Microsoft).
- Baixar atualizações, mas permitir que eu escolha quando instalá-las.
- Procurar atualizações, mas permitir que eu escolha quando baixá-las e instalá-las.
- Nunca verificar se há atualizações (não recomendado pela Microsoft).

 
Antivírus e antispyware

Manter o sistema operacional e aplicativos atualizados ajuda, mas não impede a ação de softwares maliciosos. Existem no mercado diversas opções para combater pragas virtuais.

No Windows 7 existem soluções gratuitas com a mesma finalidade. O Windows Defender já vem instalado com o sistema operacional e ajuda a proteger contra spywares. Já o Security Essentials pode ser baixado no site www.microsoft.com/security_essentials/. Depois de instalado, oferece proteção contra vírus.

Ambos os softwares também necessitam ser mantidos atualizados para que o nível de proteção contemple ameaças recém criadas.

Arquivos desnecessários

Com o passar do tempo, o computador vai acumulando arquivos que podem causar lentidão no micro. Estes arquivos normalmente são controles ActiveX, miniaplicativos Java, páginas da internet e logs do sistema. Para excluí-los, fazemos o seguinte:

Clique em Meu Computador, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de sua unidade de disco,
 clique sobre o botão limpeza de disco.

Na janela "limpeza de disco" você poderá ver a lista de tipos de arquivos que podem ser excluídos e o espaço que estes arquivos ocupam atualmente.
selecione os que deseja excluir e clique em "Limpar arquivos do sistema". Se seu HD anda com pouco espaço disponível e esta é a primeira vez que este procedimento é feito, você terá uma grata surpresa ao ver o espaço que conseguiu destinar a arquivos que realmente lhe interessem.

Na aba "Mais Opções" encontra-se a opção "Restauração do Sistema e Cópias de Sombra. Nela podemos excluir pontos de restauração do sistema, mantendo o mais recente.
 
Registro do Windows

O registro do Windows armazena informações diversas, como local onde os programas estão instalados, preferências do usuário como papel de parede e proteção de tela.

Esta informações estão dispostas em uma árvore de pastas e subpastas, como instalação e desinstalação de programas. O registro vai acumulando chaves que não tem utilidade.

A alteração e exclusão manual de chaves do registro é desaconselhada para quem não tem experiência, pois podem causar até mesmo a impossiblidade de inicialização do sistema caso alguma chave necessária seja excluída.

Para limpar as chaves inválidas do registro, uma sugestão é o uso de utiltários como o CCleaner (http://www.piriform.com/ccleaner/download), que realiza o procedimento de forma segura, além de contar com outras funções úteis.

Ponto de restauração

Por sofisticado que seja, o hardware do computador puramente não serve para nada, são os softwares que nós usamos no dia dia, e com o tempo vamos instalando e desinstalando vários programas. Numa destas operações, podem ocorrer erros e pronto, lá se foi nosso sistema que rodava redondinho.

Para prevenir falhas deste dipo existem os pontos de restauração, que memorizam a configuração do micro. Se criarmos um ponto de restauração antes de instalar um programa, e após a instalação o sistema começar a se comportar de forma estranha, com erros que não existiam antes da instalação, basta restaurar o ponto para que o problema seja resolvido.

Criando Ponto de Restauração Clique no botão Iniciar, no campo Pesquisar programas e arquivos digite "ponto de restauração", clique sobre a opção Criar ponto de restauração, que aparece no campo de pesquisa.

Na janela Propriedades do Sistema vamos clicar no botão Criar na aba Proteção do Sistema. Nomeie o ponto que está criando e clique em criar. Pronto, será criado o ponto de restauração com as configurações atuais do computador.

Caso necessite restaurar o sistema para um ponto anterior, basta repetir o mesmo procedimento até chegar à janela Propriedades do Sistema. Desta vez vamos clicar em Restauração do Sistema. Será aberto o assistente de restauração.

Clique em avançar, escolhar o ponto de restauração desejado, clique em avançar, clique em concluir, confrme a ação clicando em Sim. O sistema será restaurado para o ponto escolhido neste processo haverá a reinicialização do Windows.

A medida que vamos criando pontos de restauração eles vão se acumulando no sistema, o ideal é criarmos sempre antes da instalação e desinstalação de programas. Anteriormente já vimos como excluir os pontos antigos deixando apenas o ultimo criado.

Com estes cuidados seu computador poderá operar sem erros, além de você estar prevenindo ameaças à segurança.

Lembramos também que a limpeza física do computador é um procedimento que deve ser adotado periodicamente, contudo, envolve conhecimento técnico, pois é necessário desmontar algumas partes do equipamento.

Para garantir que a limpeza física propicie a conservação e manutenção da vida útil do micro, o melhor é deixar o procedimento a cargo de um profissional qualificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário