domingo, 31 de outubro de 2010

Cuidado! BitDefender alerta para um vírus que será propagado no Halloween

Empresa de softwares de segurança avisa que emails com cartões de Dia das Bruxas serão os responsáveis pela infecção

Cuidado! BitDefender alerta para um vírus que será propagado no Halloween
Quinta-feira, 28 de outubro de 2010 às 14h49

É comum emépocas festivas aumentar o número de spams e vírus pela internet. Neste caso, adata festiva em questão é o Halloween, ou Dia das Bruxas, comemorado em 31de outubro. A desenvolvedora de softwares antivírus BitDefender avisou nestaquinta-feira (28) que haverá uma disseminação de malware na data comemorativa.

De acordocom a empresa, no próximo domingo (31) os cibercriminosos irão difundir umperigoso worm com o objetivo de roubar dados confidenciais dos usuários queacessarem os computadores infectados, como senhas de banco e emails.

O vírus,intitulado de Win32.Worm.Prolaco, propaga-se principalmente por emails comcartões de felicitações de Halloween. Eles ocultam uma cópia do malware e quandoas mensagens são abertas infectam os computadores imediatamente. Para isso,eles desabilitam as configurações de segurança local das máquinas e inseremcódigos no browser para gravar tudo o que o usuário tecla durante a navegaçãona web.

A BitDefenderavisa ainda que este vírus tem capacidade de se auto-replicar e podeinstalar uma ferramenta de acesso remoto que permite controlar completamente ocomputador e coletar todos os dados armazenados.

Como de costume, recomenda-se precaução no envio e recebimento de emailscom cartões de Halloween. É importante também manter-se alerta em outras datasfestivas como Natal e Ano Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário