quinta-feira, 26 de agosto de 2010

GABINETE

Ontem de noite estava refletindo sobre qual seria o melhor fluxo de ar para o sistema e após retrabalhar o mesmo, decidi escrever para os colegas as minhas conclusões:

Primeiramente devemos atentar para os pontos quentes do seu computador, tais como processador, placa de vídeo e chipset da placa mãe, assim como as memórias.
Estabelecido os pontos quentes devemos então criar correntes de ar frio no gabinete que passem por estes pontos e posteriormente sejam sugadas para fora. Para fazer isso deve-se instalar coolers na parte ALTA do gabinete, visto que o ar quente por ser menos denso que o ar frio sobe.


Como a fonte fica na parte de cima do computador voltada para a parte traseira, devemos aproveitar seu fluxo, ou seja, se formos instalar ventoinhas perto dela estas devem estar RETIRANDO ar do gabinete e NÃO colocando ar para dentro pois senão será criado um fluxo que passa apenas pela fonte e logo retirada do gabinete.
Instalar uma ventoinha na parte traseira do gabinete, próximo à fonte(se esta for na parte de cima), retirando ar do gabinete. Este é o ponto crucial da coisa... ajuda muito no fluxo de ar pois somente a ventoinha da fonte não é suficiente!


Instalar uma ventoinha no topo do gabinete é uma excelente pedida visto que ali se concentra uma grande quantidade de ar quente meio "preso". (depende da orientação ventoinha da sua fonte, se puxa ar pelo lado ou por baixo).


Apesar de não ser necessário, pode-se também instalar uma ventoinha na lateral do gabinete retirando ar. Sei que muitos vão dizer que esta deve estar jogando ar no gabinete mas se fizermos isso será criada uma corrente que será jogada para fora pela ventoinha traseira + ventoinha da fonte, além de diminuir o gradiente de pressão no interior do gabinete, atrapalhando todo o resto do sistema. Isso sem contar na grande camada de poeira que será criada sobre o cooler do seu processador, que com o tempo irá atrapalhar muito as trocas de calor entre ar e dissipador!


E agora o ponto importante da coisa! Vedar as partes do gabinete que não precisam de entrada de ar (cuidado) e abrir buracos (grandes) na diagonal inversa da fonte, próximo ao HD. Devido ao gradiente de pressão gerado pelas outras ventoinhas isso irá criar correntes de ar que passam por estes locais, portanto escolha-os preferencialmente na parte mais baixa possível e na frente do gabinete, para isolar o ar que entra no gabinete do que sai do mesmo. Pode-se adicionar uma ventoinha na parte de baixo frontal, próximo ao HD, apesar de não ser necessário.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário