quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

VIA eH1: placa de vídeo dedicada para sistemas embarcados e PCs compactos

Além do Nano dual core a VIA anunciou uma GPU dedicada para sistemas embarcados: isso mesmo, uma placa de vídeo. Normalmente sistemas embarcados usam GPU onboard, mas com essa da VIA os mini PCs poderão ter um desempenho gráfico bem melhor.

A placa eH1 suporta DirectX 10.1, OpenGL 3.1 e OpenGL ES 2.0. Ela manda bem em vídeos full HD (1080p) e renderização Stereoscopic 3D, suportando H.264 e VC-1 para Blu-ray. Por dentro é baseada numa S3 Chrome 5400E. Oferece saídas DVI e HDMI, com resolução máxima de 2560x1600 - aceitando telas diferentes.

Naturalmente precisa de um slot PCI Express. Apesar do tamanho e objetivos da placa ela vem com 512 MB de memória DDR3, sendo uma solução bastante atraente para os PCs compactos e toda sorte de dispositivos que usam placas como a VIA EPIA ou outras parecidas.

Não foram divulgadas datas de lançamento comercial, mas a "plaquinha" deve aparecer em breve pelo que tudo indica. Mais informações na página da eH1 e da S3 Chrome 5400E.

É interessante lembrar que já havia sido anunciado uma placa parecida no ano passado que levava o mesmo nome, eH1. Essa com a marca VIA aparentemente é uma atualização do projeto, eliminando a porta VGA e modernizando outros componentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário