quarta-feira, 16 de maio de 2012





Configurações de dual-boot no Windows 8

Saiba mais sobre o novo gerenciador de boot do sistema


16/05/2012 
Desde o Windows XP, instalar dois Windows no mesmo computador, o que chamamos de "dual-boot", se tornou um processo fácil e transparente. Basicamente, basta instalar o sistema mais velho primeiro e o mais novo por último e o dual-boot é criado automaticamente. No entanto, efetuar configurações posteriores não era muito intuitivo. O Windows 8 traz algumas novidades nessa área, que prometem facilitar não somente a utilização do dual-boot, mas também suas configurações mais básicas.

Ao instalar o Windows 8 em dual-boot com uma versão anterior do Windows, como, por exemplo, o Windows 7, a tela do gerenciador de boot passa a ser exibida a cada inicialização para que o usuário possa escolher qual Windows deseja utilizar.

O gerenciador de boot foi totalmente reformulado e agora utiliza uma interface gráfica no estilo Metro para permitir a interação com o usuário através do mouse e, principalmente, de uma tela sensível ao toque, quando disponível.

A nova tela exibe em destaque os sistemas operacionais atualmente instalados. Logo acima, uma mensagem informa que se nenhum sistema for escolhido, o Windows 8 inicializará automaticamente assim que a contagem regressiva de 30 segundos acabar. Mover o mouse ou pressionar alguma tecla interrompe a contagem e a tela passa a ser exibida indefinidamente até que um sistema seja selecionado.
No rodapé da tela há um link para alterar as opções de boot. Ao clicar nele, teremos acesso às opções Change the timer e Choose a default operating system. A opção Choose other options dá acesso ao Ambiente de recuperação do Windows, o qual já abordamos aqui.
Change the timer permite alterar o tempo limite da contagem regressiva exibida antes de abrir o sistema operacional padrão. No entanto aqui não há como definir arbitrariamente o tempo desejado. Será necessário escolher uma das três opções pré-definidas: 5 minutos30 segundos ou 5 segundos.
Choose a default operating system possibilita escolher qual sistema operacional será inicializado assim que a contagem regressiva acabar.
Desativando a nova tela de boot
A fim de possibilitar o uso do novo gerenciador de boot, a tela para escolha dos sistemas operacionais só é exibida depois que o Windows 8 é carregado. Diferente do menu de boot das versões anteriores do Windows, que era baseado em texto puro e só permitia o uso do teclado, no Windows 8 é necessário carregar os drivers para exibir a interface gráfica da tela de boot e permitir o uso de mouse e toque na tela. Em outras palavras, o kernel do Windows 8 precisa ser carregado para que seja possível exibir a tela de boot.

Ao escolher o Windows 8, o sistema, que já estava "pré-carregado", continua de onde parou e a tela inicial aparece em seguida. Já ao escolher uma versão anterior do Windows, o computador é reiniciado e abre direto no sistema escolhido. Apesar desse processo ser praticamente transparente em computadores mais modernos, que utilizam UEFI e SSD, ele acaba aumentando o tempo de inicialização de versões anteriores do Windows em computadores mais "tradicionais", que utilizam BIOS e HD.

Se for esse o seu caso e você precisa utilizar o Windows 7 ou o Vista com frequência, você poderá desativar o gerenciador de boot do Windows 8 e utilizar o da versão anterior do Windows, que é mais simples e mais leve.

Entre no Windows 8, abra a tela Start e digite msconfig para efetuar uma busca. Clique no resultado correspondente para abrir o Utiliário de configuração do sistema.

Na guia Boot selecione a versão anterior do Windows e clique no botão Set as default para definí-la como padrão.
Clique em OK e reinicie o computador. De agora em diante você verá a clássica tela de boot, que é exibida antes de carregar o Windows 8 e permite entrar diretamente na versão anterior do Windows.
Considerações finais
A possibilidade de configurar o dual-boot através de uma interface gráfica simples de usar e de fácil entendimento era necessária já há algum tempo. Apesar de ter poucas opções, elas são suficientes para as necessidades mais comuns do usuário nessa área. No entanto, mais opções como poder alterar livremente o tempo da contagem regressiva e renomear os sistemas operacionais também seriam bem-vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário